A 11ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) teve início nesta quarta (08/11) e se estenderá até sexta-feira, dia 10/11, no Expominas, em Belo Horizonte. A sustentabilidade foi o destaque da cerimônia inaugural realizada nesta quinta-feira (8/11), ao lado da relevância da atividade para a economia mineira e das políticas públicas para o setor.
Com uma previsão de receber mais de 20 mil visitantes de cerca de 40 nacionalidades, a SIC deste ano tem como tema “Origens produtoras: uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”. Entre as atividades de destaque desta edição estão o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, o Encontro Mineiro das Cooperativas de Café e o Campeonato Brasileiro de Barista, que determinará o representante do país no mundial de 2024.
O evento é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e a Espresso&CO.
O secretário de Agricultura, Thales Fernandes, durante a abertura, ressaltou as ações em apoio à cadeia produtiva executadas pelo Sistema Estadual da Agricultura, composto pela Seapa e suas vinculadas. Fernandes destacou a relevância do café para a economia de Minas Gerais, destacando que o produto foi responsável por quase US$ 4 bilhões das exportações do estado de janeiro a setembro deste ano.
Além disso, Thales apresentou um projeto realizado pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de georreferenciamento do parque cafeeiro no estado. Este trabalho será exposto durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes, no próximo mês de dezembro. O projeto envolveu o georreferenciamento de mais de 115 mil propriedades, utilizando inteligência artificial.
A deputada estadual Maria Clara Marra, conhecida por seu envolvimento na produção de café e sua defesa apaixonada pelo setor, saudou a abertura da SIC, destacando a importância do evento para a promoção do café mineiro, reconhecido mundialmente pela sua qualidade.
CAFÉ EM MINAS
Minas Gerais, o maior produtor nacional de café, destaca-se como protagonista no cenário global do café, com previsão de produção de 28,3 milhões de sacas para 2023, segundo o Governo de Minas. A exportação de café registrou uma receita de US$ 3,8 bilhões entre janeiro e setembro de 2023, sendo os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Bélgica os principais compradores internacionais do café mineiro no período.