Na última sexta-feira (26/01), o município de Araxá foi palco de um Diálogo Público sobre a duplicação da BR-262, promovido pelo “Movimento Duplica BR-262 – Preservando Vidas”. O encontro reuniu prefeitos, vereadores, deputados, representantes da Sociedade Civil Organizada e a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O objetivo principal do evento foi alertar o Governo Federal sobre os perigos do trecho de 350 km de pista simples da BR-262, que nos últimos três anos, de 2021 a 2023, registrou milhares de acidentes, resultando em 163 mortes – uma fatalidade a cada seis dias.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho mais perigoso da BR-262 tem 450km de extensão, iniciando em Uberaba, passando por Araxá, Nova Serrana e terminando em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nos últimos três anos, foram registrados 1.780 acidentes, resultando em 163 mortes e 2.037 feridos. A média é de 54 mortes por ano, com um óbito a cada seis dias.
Os impactos financeiros dos acidentes na saúde pública foram destacados, com um investimento de R$ 12,9 bilhões do Governo Federal em atendimentos hospitalares e de emergência. Isso representa um custo médio de R$ 200 mil por acidente. Os municípios ao longo da BR-262, como Uberaba, Araxá, Nova Serrana e Betim, suportaram um impacto de R$ 32,6 milhões em seus orçamentos para socorrer as vítimas.
Além dos custos humanos e financeiros, os problemas logísticos também foram ressaltados. A pista simples da BR-262 impede o tráfego de caminhões modelo rodotrem de nove eixos durante a noite e feriados prolongados, resultando em atrasos na entrega de mercadorias e aumento nos custos de transporte. Isso afeta diretamente a competitividade do mercado brasileiro, especialmente no transporte de insumos e produção agrícola.
“A duplicação da BR-262 é uma demanda essencial para garantir a segurança dos usuários e o desenvolvimento econômico das regiões atravessadas por essa via. Precisamos unir esforços para pressionar o Governo Federal a incluir esse compromisso no próximo leilão de concessão, priorizando a preservação de vidas e a melhoria da infraestrutura rodoviária em nosso país”, afirmou a deputada estadual Maria Clara Marra, vice-presidente da Comissão de Transporte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A iniciativa foi promovida por representantes da Sociedade Civil Organizada (SCO) de Araxá, Uberaba, Uberlândia e das cidades associadas às Associações dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (AMPLA), da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE) e da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP).