Na tarde do último sábado (28/10), São Gotardo recebeu a visita da equipe da deputada estadual Maria Clara Marra. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de São Gotardo, às 14h, e contou com o apoio da Associação Mundo Azul, do vereador Thesco, da prefeita Denise e dos apoiadores e parceiros do mandato, Gilberto Ganga e Fernando Albuquerque.
O encontro reuniu mais de 100 pessoas. Na oportunidade, foram distribuídos cordões de girassol para os portadores de deficiências ocultas, ou seja, aquelas que podem não ser percebidas de imediato. O uso dos cordões foi instituído através da Lei Federal 14.624/23 e tem o intuito de ser utilizado como símbolo de conscientização, empoderamento e identificação dessas pessoas.
Além disso, também foi distribuída uma cartilha contendo direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, com o objetivo de conscientizar e informar as pessoas diagnosticadas, bem como seus familiares, de inúmeras garantias às quais têm direito.
A deputada Maria Clara Marra, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas do Espectro Autista, destacou a importância da ação. “Nosso gabinete sempre estará de portas abertas e trabalhando incansavelmente, para tirar todas as pessoas da invisibilidade. São gestos, que para muitos parecem pequenos, como a utilização da fita de girassol, que trazem inclusão, pertencimento e conexão”, pontuou a parlamentar.
Para a retirada do cordão, foi necessário o preenchimento de uma ficha de cadastro distribuída no local, bem como a apresentação de laudo médico que constatou a existência de deficiência.
A cartilha está disponível online. Clique aqui para solicitar a sua.