Na próxima segunda-feira (31/03), às 9h, a deputada Maria Clara Marra promoverá um debate público na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o tema “Autismo, Saúde e Educação: desafios e perspectivas em Minas Gerais”.
“A inclusão deve ser plena e efetiva. Para isso, é fundamental garantir que as vozes das pessoas autistas, de suas famílias e de especialistas sejam ouvidas e transformadas em ações concretas. É uma honra promover esse encontro, que representa mais um passo rumo a uma sociedade verdadeiramente inclusiva.”, destacou a parlamentar.
A iniciativa atende a um requerimento da deputada Maria Clara e dos deputados Cristiano Silveira, Grego da Fundação e Elismar Prado. O evento ocorrerá ao longo do dia, abordando questões essenciais para a inclusão e a qualidade de vida das pessoas autistas.
Programação do debate
- 9h – Mesa de abertura
Dr. Luis Renato Braga Arêas Pinheiro
- 10h – Mesa I: Saúde das pessoas autistas – desafios e caminhos para um cuidado integral.
Expositores: Thiago Silva Becker, Daniele Avelar, Cynthia Dias Pereira Neves de Oliveira, Hellen Harumi Miyamoto, Marcelo Barbosa, Claudia Oliveira Messias, Marcelo Félix da Silva
- 12h – Debate
- 12h30 – Almoço
- 14h – Mesa II: Educação da pessoa autista – efetiva inclusão educacional, profissional e social.
Expositores: José Augusto de Mesquita, Dra. Carla Patrícia Rodrigues, William Zenon Nogueira Conrado, Luiz Fernando Freesz, Leandro Souza de Pinho, Roberto Carlos Pinto
- 17h – Debate
- 18h – Encerramento
Clique aqui para mais informações.
Compromisso com a inclusão
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com TEA e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Clara Marra tem um mandato focado na inclusão.
A deputada já apresentou mais de 25 propostas legislativas voltadas para a causa, incluindo a Lei 25.042/2024, que garante a vacinação domiciliar para pessoas com TEA.
Além disso, destinou mais de R$ 1,2 milhão para políticas públicas inclusivas e percorreu diversas cidades mineiras promovendo ações voltadas às pessoas autistas.
O debate público faz parte dessa trajetória de atuação e busca ampliar o diálogo sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com TEA em Minas Gerais.