Na noite desta segunda-feira (22/04), foi realizada uma Reunião Especial, requisitada pela deputada estadual Maria Clara Marra, para homenagear a Federação Nacional dos Institutos dos Advogados do Brasil (FENIA).
Fundada em 2007, a Federação Nacional reúne 15 institutos dos advogados nas cinco regiões do País. O objeto primeiro de sua atuação é a defesa do Estado Democrático de Direito e de seus princípios fundamentais, dos direitos humanos e do aprimoramento do sistema de justiça.
Muitos dos institutos que compõem a federação são entidades centenárias, como é o caso do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, criado em março de 1915. “Os Institutos dos Advogados também foram o berço para a criação das Ordens dos Advogados, hoje responsáveis por tantas atividades de manutenção da ordem jurídica brasileira”, comenta a deputada Maria Clara, em seu requerimento.
A federação é uma entidade civil sem fins lucrativos, cujo presidente atual é o Doutor em Ciências Penais Felipe Martins Pinto. Ele é professor de Processo Penal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e titular da cadeira nº 1 da Academia Mineira de Letras Jurídicas.
Durante a homenagem, a deputada Maria Clara Marra compartilhou a história da advocacia no Brasil e enfatizou a relevância da FENIA no contexto atual. Ela destacou que os institutos sempre atuaram em momentos emblemáticos da história brasileira, contribuindo para o progresso da ciência social. “A atuação dos Institutos não se limita à proteção do mercado de trabalho dos advogados, indo além, na construção do próprio Estado e assessorando os Poderes sempre que necessário”, ressaltou a deputada.
A FENIA, reconhecida pela sua atuação comprometida com a ética, integridade e justiça social, recebeu nesta homenagem elogios por seus feitos e conquistas. Desde sua fundação, a entidade tem sido uma voz incansável na defesa dos direitos individuais e coletivos, contribuindo para o sistema jurídico brasileiro.
A reunião especial aconteceu nesta segunda-feira, dia 22/04, às 19h, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para assistir a Reunião Especial, clique aqui.