A logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informação correlatos), com a organização e seus canais de marketing, de modo a maximizar as lucratividades presente e futura, pelo atendimento de pedidos a baixo custo.
Por isso mesmo, a logística se revela como a chave para a prosperidade de muitos negócios, considerando o alto custo de operação de cadeias de abastecimento. Existe, ainda, uma tendência das organizações de horizontalizar a atividade, no sentido de que os produtos até então produzidos por determinada empresa do fim da cadeia de fornecimento passam a ser produzidor por outras empresas, ampliando o número de fontes de suprimento e dificultando a administração desse exército de fornecedores.
A arena competitiva é enorme, tendo em vista as maiores possibilidades de consumo de um mundo cuja produção é globalizada. Além disso, o consumidor se tornou mais informado e exigente, forçando as empresas a serem criativas, ágeis e flexíveis, além de elevar sua qualidade e confiabilidade, o que exige ainda mais esforços por parte do produtor.
Para as empresas, surge o desafio de maximizar os mercados, o que faz com que os processos de exportações cresçam e ao mesmo tempo se tornem mais complexos. A exportação contribui para diluir riscos e evitar instabilidades, uma vez que a expansão da empresa não fica inteiramente condicionada pelo ritmo de crescimento da economia nacional.
E o estado pode contribuir para esse cenário de desenvolvimento econômico e geração de emprego a renda ao criar Complexos Logísticos e de Exportação capazes de planejar, implementar e controlar o fluxo eficiente das matérias primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o consumo, atendendo as necessidades dos clientes, mas, principalmente, incentivando a atividade produtora.
A partir desses Complexos, será possível um planejamento adequado e racional desde a estocagem, até o escoamento do produto.