O presente projeto visa estabelecer regras para a política estadual de educação do campo para crianças e jovens que vivem no meio rural. Em certa medida, a proposição em destaque é um esforço no sentido de estudar e reconhecer a necessidade de políticas públicas destinadas ao aprimoramento da educação em zonas rurais, que são historicamente mais defasadas.
Nos últimos anos, a educação do campo tem conquistado maior reconhecimento. A preocupação em como a educação estava chegando aos brasileiros que moravam em zonas rurais foi crescendo e com isso os conceitos e diferenças entre a educação rural e a educação do campo.
Assim, os debates a respeito da educação do campo que perpassa a educação rural, pois não se restringe apenas aos ensinamentos técnicos relacionados à terra, se consolidam como o primeiro avanço no sentido de entender as complexidades da educação no meio rural.
Embora as instituições públicas passassem a reconhecer a necessidade de se criar uma educação do campo inclusiva, a educação no meio rural tem sofrido cada vez mais com perdas, seja de investimentos seja de falta de políticas públicas para entender as peculiaridades locais.