Trata-se de imóvel doado ao Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais pela Prefeitura de Monte Carmelo nos anos de 1962 e 1975 para a instalação de suas atividades. No entanto, atualmente o imóvel ocupado pelo DER não está sendo utilizado em sua totalidade. Conforme informado pelo DER por meio do ofício 1600/2023, o imóvel, composto por duas matrículas (11325 e 24266), tem uma área total de 7.071,03m², sendo utilizada pela 18ª URG somente 940m², para as atividades administrativas, fiscalizatórias e de operações e manutenção viária.
O Corpo de Bombeiros Militar tem a cessão de uma área de 2.689,52m² e a Prefeitura está utilizando uma área de 1.116,00m². É importante destacar que consta divergência entre a área constante da matrícula (3.000m²) e a área informada pelo DER, com área descrita por transcrição de agrimensor, tendo sido levantados 4.229,28m². Diante dessa divergência, o município se compromete a realizar a retificação de registro, se necessário. Além disso, pleiteia a doação de parte do imóvel, visto ser um imóvel amplo, que se encontra localizado em área central, onde seria possível dar o aproveitamento adequado, por meio também da prestação de serviços da Polícia Civil, Militar e Rodoviária. Assim, o imóvel destinar-se-á à construção da base do Corpo de Bombeiros Militar e a integração das sedes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, visando facilitar o acesso da população, reduzindo o tempo de deslocamento para atendimento das ocorrências e, consequentemente, reduzir despesas.